Capítulo V: A Solene Eucarístia

"A santa Missa é o sacrifício do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo que, sob as espécies do pão e do vinho, se oferece por mãos do sacerdote a Deus sobre o altar, memória e renovaçao do sacrifício da Cruz."
(Catecismo de São Pio X)

PARTES DA MISSA:
Orações ao Pé do Altar o presidente dirige suas orações ao pé do altar á fim de celebrar dignamente a missa e não subir ao altar de Deus solitário e sim dignamente.

Beijo do Altar o sacerdote junto a seus concelebrnates beijam ao alta rem sinal d eobediência á Cristo que será repartido naquele altar.

O Ato penitêncial é o momento em que de coração sincero reconhescemos ser fracos e pecadores.E Com tam ato reconciliamos nosso coração junto ao pai para lhes render graças.

Glória o canto do gloria é uma oração que deve ser entoada nas solenidades e missas dominicais após o perdão bendize ao snehor por seus favores e seu imenso amor.

Oração do Dia é a oração coletiva de todos que eleva á Deus as preces da comunidade presente.

Leituras  as leituras vão á cada dia diferentes seguindo um livro segue-se três leituras I Leitura,Salmo e Evangelho podendo em solenidades haver uma segunda leitura,é obrigado que pelo menos ans missas solenes o padre faça homilia após o evangelho sobre as leituras em especial o evangelho.

Homilia momento em que o presidente da missa leva á comunidade presente a refletir as leituras lidas por meio de suas proprias palavras com base em meios cristãos.

Credo: é a oração á qual se profesa e oficializa á fé é uma confirmação do povo de Deus,dá fé que conserva.

Preces dos Fiéis: momento em que os fieis junto á igreja universal elevam á Deus alguma spreces coletivas.

Ofertório momento pelo qual á assembleia oferta os dons á serem consagrados.A qual o sacerdote deve recebelos e elevalos aos céus,á qual serão consagrados futuramente,o pão e o vinho.

Oração Sobre os dons o momento pelo qual junto á assembleia o sacerdote por meio da oração eleva os dons e preces á deus.

Prefácio Oração de cada dia aquela designa missa,havendo o prefácio fixo á todas as celebrações que se encontra junto ao rito da Missa.

Santo oração ou cântico pela qual se bendize á Deus junto também á Cristo,transmitindo sua magestade e poder.

O.E (Oração Eucáristica) transfe-se de missa á missa a Oração eucáristica II é aconselhada para missas simples e semanais,a Oraçaõ Eucáristica I para missas dominicais e solenidades ou festas particulares de santo padroeiro,as mesmas estão presentes no rito da santa missa.

Rito da Comunhão momento apartir da oração do pai nosso mais intenso para a preparação para á comunhão,não pode nem deve ser modificado em momento algum.

Comunhão momento da partilha do precioso dom o corpo e o sangue de Cristo,qual deve ser entregue perpetuamente na boca,á quem esteja digna de receber.

Oração pos-comunhão oração coletiva á fim de elevar á Deus as graça spor ter permitido tal graça da Comunhão.

Benção Final é a benção,que após todo o ritual fomos fortalecidos na fé,o sacerdote em pessoa de Cristo concede á benção como esta nas rubricas da santa Missa.

Despedida ide em paz e o senhor vós acompanhe é ao memso tmepo um envio á missão que se inicia nutridos e fortificados pelo sacrificio d amissa como também uma saudação de paz.


Sites 
domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php  para ver a cor liturgica do dia, as orações de coletas, leituras e evangelho.

missal-santase.blogspot.com.br missal romano habbo, onde encontra-se os ritos da santa Missa, Celebração da palavra, entre outros.

vaticano-icar.blogspot.com Site da Santa Sé Habbo, onde são postadas atualizações do vaticano, curia Romana, e atualizações importantes da igreja, como nomeações.


O QUE NÃO É A MISSA:

1. Um show.

2. Apenas banquete e ceia espiritual. - Muitos só vêem a missa nesse sentido e esquecem de que sem o Sacrifício não há nem mesmo a Hóstia, Corpo do Senhor. Ou melhor como diz o Concilio Dogmático de Trento: " Se alguém disser que o sacrifício da Missa... ...que só aproveita ao que comunga ... seja excomungado " 950. Cân. 3. [cfr. n° 940].

3. Um culto (oração dos fiéis) sendo que católico. - Não tem desrespeito maior como essa indiferença e faz como mostrado anteriormente de que culto protestante e Missa sejam a mesma coisa.

4. Reunião comunitária. - A presença do Senhor é real, substancial e física sob as espécies eucarísticas, prescindindo (dispensável) da presença do povo. (Catecismo de São Pio X)

5. Algo chato por ser monótomo. - É o mesmo Sacrifício de 2000 anos atrás, tamanho acontecimento qualquer pessoa fica paralisada, calada...

6. Um curso de liturgia da palavra. - Muitos só prezam e gastam tempo nessa parte da missa, enquanto que na hora da consagração (a mais importante) é tudo rápido. Alguns levantam o livro da leitura (bíblia ou ordinário) por alguns segundos para que todos aplaudam, mas não dão a mesma estima ou respeito à Eucaristia.

7. Somente louvor e ação de graças - Observe o que diz o dogma: 950. Cân. 3. Se alguém disser que o sacrifício da Missa é somente de louvor e ação de graças, ou mera comemoração do sacrifício consumado na cruz(...) - seja excomungado [cfr. n° 940].